Arquitetura no Brasil

DESPERTAR O RESPEITO E CUIDADO TEÓRICO E PRODUTIVO PARA A ARQUITETURA E URBANISMO BRASILEIRO.

ART DECÓ maio 31, 2010

ART DECÓ (período de 1925 a  1939)

Art déco foi um movimento popular internacional de design que abrange todos os domínios da criação humana que afetou as artes decorativas, principalmente na arquitetura, design de interiores e desenho industrial. Este movimento foi, de certa forma, uma mistura de vários estilos e movimentos. Embora muitos movimentos de design tivessem raízes em intenções filosóficas ou políticas, a Art Déco foi meramente decorativa. Na altura, este foi visto como estilo elegante, funcional e ultra moderno. As principais características são as linhas geométricas, privilegiando a aerodinâmica, e inspiradas por diversas culturas antigas, como a Grécia, o Egito, entre outras, e no caso brasileiro a Cultura Marajoara (400-1400).

Foi o art déco que inspirou os primeiros prédios de Goiânia, nova capital de Goiás, projetada em 1933 por Atílio Correa Lima, cujo acervo arquitetônico é considerado um dos mais significativos do país. Alguns dos exemplos são a Torre do Relógio da Central do Brasil e Cristo Redentor no Rio de Janeiro.

TORRE DO RELÓGIO - AV. GOIÁS Fonte: skyscrapercity.com

Representa a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo. Edifícios, esculturas, jóias, luminárias e móveis são geometrizados. Sem abrir mão do requinte, os objetos têm decoração moderna, mesmo quando feitos com bases simples, como concreto armado e compensado de madeira, ganham ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais nobres. Diferentemente da art noveau, mais rebuscada, a arte déco tem mais simplicidade de estilo.

ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA Fonte: http://www.ency.tcv.pl/pt/wiki/Art_déco.html

No Brasil, o estilo influenciou artistas como o pintor Vicente do Rego Monteiro e o escultor Vitor Brecheret que pode ser pensada com base nas influências que sofre do art déco, em termos de estilização elegante com que trabalha formas femininas (Daisy, 1921) e figuras de animais (Luta da Onça, 1947/1948). Um rápido passeio pela cidade do Rio de Janeiro pode ser tomado como exemplo da difusão do art déco, impresso em vitrais, escadarias, decoração de calçamentos e letreiros. O interior da sorveteria Cavé, no centro da cidade, o Teatro Carlos Gomes, na praça Tiradentes, a Central do Brasil, entre muitos outros, revelam as marcas e motivos art déco. Uma obra de Brecheret em estilo art déco é o Monumento às Bandeiras, em São Paulo. O edifício-sede da Biblioteca Mário de Andrade e o Estádio Pacembu, ambos também em São Paulo, são dois grandes marcos arquitetônicos do estilo na cidade. Outro belo exemplar da art déco na capital paulista situa-se na rua Domingos de Morais.

INTERIOR DA SORVETERIA CAVÉ - CENTRO DO RIO DE JANEIRO http://m-stabile.blogspot.com/2009/03/arts-decoratifs-style-1925_02.html

TEATRO CARLOS GOMES - RIO DE JANEIRO http://www.monumenta.gov.br/site/?p=2223

A Art Decó chegou para realizar uma arquitetura mais limpa e funcional com menos detalhamento e com uso de materiais novos, realizando a conclusão das obras com muito mais rapidez que é o que vem ocorrendo até os dias de hoje. Então a Art Decó foi uma grande mudança mas que teve pouca duração.

Anúncios
 

One Response to “ART DECÓ”

  1. flavio Says:

    quem foi o arquiteto da central do brasil edificil


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s