Arquitetura no Brasil

DESPERTAR O RESPEITO E CUIDADO TEÓRICO E PRODUTIVO PARA A ARQUITETURA E URBANISMO BRASILEIRO.

ART NOUVEAU maio 31, 2010

ARQUITETURA ART NOUVEAU (Início do século XX)

O estilo Art Nouveau iniciou na Europa no final do século  XIX , no Brasil século XX, seu desenvolvimento aconteceu principalmente em elementos decorativos de interiores e arquitetônicos, de ferro forjado com uma exuberância decorativa magnífica, formas onduladas orgânicas, contornos sinuosos, composição simétrica e linhas entrelaçadas. um exemplo da Art Nouveau no Brasil é a Confeitaria Colombo e as grades dos salões do Teatro Municipal do Rio  Janeiro. O Art Nouveau apresenta-se como tendência arquitetônica inovadora; um estilo floreado, onde se destacam a linha curva e as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores e outros elementos.

CONFEITARIA COLOMBO - VISÃO GERAL http://www.homesinrio.com/rio-center.htm

CONFEITARIA COLOMBO - VISÃO GERAL http://www.homesinrio.com/rio-center.htm

O movimento das artes decorativas, influencia as artes plásticas e a arquitetura. Preocupados em tornar mais agradáveis os objetos industrializados, os artistas criam elementos decorativos estilizando formas animais e vegetais. Exemplos disso são os desenhos florais aplicados nos pés de ferro das máquinas de costura, em papéis de parede, em grades de ferro fundido e em ilustrações de livros. Também as peças artesanais únicas exibem os mesmos padrões. É o período dos vitrais, vasos, luminárias, jóias e móveis excêntricos e requintados.
Os edifícios art nouveau apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antônio Gaudí expoente do movimento na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o Parque Güell e a Casa Milá, em Barcelona. A Igreja da Sagrada Família é outra obra sua de destaque.

VILA PENTEADO - SÃO PAULO http://assuntosdaana.blogspot.com/

“Movimento europeu, o estilo “art nouveau”, ao contrário do ecletismo, procede mais por fusão ou por síntese do que por a adição ou por acumulação. Tende a criar uma relação orgânica entre o ornamento e a função do objeto” (DUCHER, 2001, p. 200).

Pode ser interpretado como um movimento burguês de cunho revolucionário, na medida em que sugere a renovação do contato com a natureza, pregando o uso da ferramenta de trabalho o corpo do artista, e criticando a revolução industrial. Embora, por muito tempo, designers tenham criticado o Art Nouveau como uma manifestação estética excessivamente ornamental, atualmente se valoriza muito sua importância histórica, sem menosprezar a sua riqueza ornamental.

TEATRO JOSÉ DE ALENCAR - FORTALEZA http://assuntosdaana.blogspot.com/

TEATRO MUNICIPAL DE MANAUS

Nesse período observa-se também a raridade das construções de templos religiosos, nesse período foi trabalhado mais construções de residências, lustres de vidros, parques, joías, teatro, hotel e mobiliários.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s